sábado, 5 de junho de 2010

Chobits - Crítica PARTE II

De volta!!!!!!!

Ora bem, continuando, falava-se da relação proibida professora-aluno.
Mas há mais.
Aliás, são coincidências a mais nesta série.
A dada altura, Hideki põe Chi a trabalhar! Isso mesmo, mas não quer o seu dinheiro, atenção! Hideki é muito puro para não querer o dinheiro ganho de Chi.
O QUE É ESTÚPIDO!
Chi é uma Persocom que não tem qualquer tipo de informação! Vazia, oca! Tudo o que ela diz é "chiiiii" e nada mais. Enquanto Hideki se mata a trabalhar, a estudar, a passar fome etc., Chi a única coisa que faz com o dinheiro é comprar uns livros muito suspeitos, que aparentemente, se destinam a ela mesma.
Mas adiante, Chi vai trabalhar para uma loja de bolos e o pasteleiro é o Sr. Ueda.
Aparentemente, é uma pessoa calma, muito bondosa e bonito!
Mas também ele tem um passado com uma Persocom. CASOU-SE com uma! É verdade! Mas, como foi comprada em saldo, porque já era um modelo antigo, o seu disco rígido danificou-se e apresentava uma degradação progressiva. No entanto, esta Persocom não acabou assim, defeituosa. Um dia, iam os dois a passear e o Sr. Ueda, num dos seus estados zombie, não se apercebeu que um carro ia contra ele e a Persocom empurrou-o da frente do carro, levando ela com o carro. E pronto, eis o fim. Claro que isto abalou muito o Sr. Ueda, mas não o suficiente para deixar de se apaixonar novamente e desta vez por uma humana! A filha do patrão de Hideki (YAY! Outra coincidência) vai trabalhar para a sua loja de bolos e o amor acontece! Mas claro, no ar paira o trauma de Ueda e o complexo de inferioridade de Yumi em relação às Persocoms. Enfim... só esquesitices, Ah, sim, há que referir que Yumi é uma colegial... MENOR DE IDADE!
É preciso dizer mais?
Não me parece.

Depois há também a relação, que eu considero doentia entre Minoru e a sua Persocom Yuzuki.
Minoru é um rapazito-génio que percebe tudo de Persocoms, Internet, Informática etc. E tem montanhas de Persocoms. Mas a sua favorita é Yuzuki, construída à semelhança da sua irmã mais velha, que faleceu há uns tempos. Tudo parece normal, mas eu parece-me que Minoru gosta mesmo de Yuzuki, o que nunca é dito no Anime. Mas o mais estranho é que as Persocoms de Minoru estão todas vestidas com um cariz muito sexual e... Yuzuki está vestida de empregada, sempre... No mínimo estranho e não compreensível. Alguma taradice japonesa com empregadas, sei lá.
Mas Minoru é aquele que ajuda Hideki ao longo de toda a história a perceber um pouco mais sobre quem de facto é Chi, pois é ele que fuça na Internet tudo e mais alguma coisa já que Hideki é uma nódoa nas novas tecnologias, não sabendo sequer o que são termos como "password", "e-mail", etc. Talvez isso faça dele um personagem mais puro aos olhos japoneses. Mas bolas! Bem podia ser menos burro e mais bonito. Enfim...
A história de Chi é um pouco complicada. A ver se a consigo contar.

Um casal de programadores informáticos (não sei se era este o nome da profissão, mas...) não pode ter filhos e decide criar a supra sumo das Persocoms, um ser capaz de desenvolver sentimentos como o apaixonar-se, etc. Há aqui agora uma coisa que eu não percebi bem, é referenciado que quando é criada essa Persocom, ela cresce ao longo dos anos. Eu não percebo como é que isso é possível, se lá dentro está tudo cheio de circuitos e fios como é possível o seu corpo ter crescido...
Adiante, essa Persocom era igual a Chi, mas não era a Chi, era a Freya. (os nomes que eles lhes dão são o máximo), depois a Chi foi criada já não sei porquê com o nome de Elda, uma irmã, portanto.
Tenho que parar por aqui porque já não me lembro dos pormenores tenho de ir ver um episódio novamente.
Até breve.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Chobits - Crítica PARTE I

Bem, e como não podia deixar de ser, quando se está mal, há que ocupar o tempo com coisas que nos desviem a atenção.

Eu adoro Anime.
Claro que, sendo uma crítica, SPOILEEEEEEEEEEEER.

Comecei a ver Chobits porque quando tinha os meus 22, 23 anos queria ver e não tinha Internet para me satisfazer a nivel de Animanga. Então era uma coisa que desejava fazer há já bastante tempo.
Antes de mais, NUNCA LI O MANGA, e parece-me que vou ter de ler porque, segundo o que tenho lido e ouvido, põe o Anime a um canto.
Ao que parece, o Anime saiu durante a edição dos mangas e por isso não pôde, de maneira nenhuma, acompanhar a história.

Os desenhos estão lindos e não estava à espera de menos, pois estamos a falar de CLAMP. No entanto, uma coisa salta à vista: o personagem masculino principal não é bonito.
Eis Hideki e Chi.


Hideki  simplesmente não se compara a nenhum personagem CLAMP. Eis Shimbo:



Mr.Ueda
Ora bem, resumindo a história.
Hideki, como grande parte das personagens de anime, não entrou na faculdade desejada. Vivendo no interior, decide mudar-se para a cidade (não me lembro para onde) para frequentar a escola de marranço e tentar entrar no outro ano. Claro que tem fantasias com a professora e com a senhoria da casa onde vive e com a filha do patrão do restaurante onde trabalha etc. Como todos os homens e como sempre acontece nos animes.
Vive-se na era da tecnologia e todos os que têm algum dinheiro, usam Persocoms, computadores pessoais alojados em... hm... como se diz mesmo? Corpos especialmente criados para o efeito.
Mas Hideki não tem dinheiro para comprar uma Persocom e um dia tropeça numa que foi largada no lixo.


Aparentemente defeituosa, esta Persocom não tem qualquer tipo de memória, está vazia. E quando se tenta descobrir qualquer coisa, ou seja, se tenta analisá-la utilizando outras Persocoms, acontecem sempre coisas estranhas, a luz vai-se abaixo, as outras Persocoms também se vão abaixo, etc.


É a partir daqui que a história se desenrola. A aprendizagem de Chi (nome que Hideki lhe atribui porque ela só sabia dizer isso quando foi ligada).
Há episódios muito chatos em que não acontece nada, podia-se saltar 2 ou 3 que não se perdia nada. É dificil acompanhar a história de tão maçadora que é, num episódio inteiro, há vezes em que só se aproveitam 1 ou 2 minutos... Aborrecido, ritmo lento e cheio de parvoíces, como excesso de cuteness. Mas também digo já, se não fossem os desenhos eu "cagava" para o Anime.
Estive a fazer umas contas por alto e de facto só 6 episódios é que contam para a história, sem contar com os minutichos que nos satisfazem durante todos os outros.
Ora bem, voltando à história, irrita-me o facto de todos os gajos se interessarem pelas professoras, senhorias e qualquer coisa que tenha mamas e um buraco. Mas, a meu ver é fundamental para este Anime isso acontecer com a personagem principal, pois nesta era de nova tecnologia, os humanos apaixonam-se por máquinas e afastam-se completamente de outros humanos. Hideki não é assim, adora tudo o que tenha mamas, lê as revistinhas tipo Playboy e sim, tem hemorragias pelo nariz abaixo sempre que vê um decote ou uma mulher lhe dá um pouco de atenção.
Por exemplo, a professora de Hideki foi largada pelo marido porque este se apaixonou por uma Persocom e adivinhem lá! A meio da história enrola-se com o colega e amigo de Hideki. SIM! Aqui quebram-se regras! Relação professora-aluno! A mim quer-me parecer que a mulher quis esquecer o marido e lançou-se nos braços de um homem mais novo, mas é apenas uma ideia. Tipo afogar mágoas.
É de realçar também que Shimbo, o tal colega tem uma pequena Persocom, que prontamente descarta para Hideki porque a tarada da professora tem uma pancada com as Persocoms, e uma miniatura podia roubar-lhe o lugar... pela 2a vez. Aqui descarta-se o que se gosta para agradar a quem se gosta.
Ah... já me cansei de escrever.
2a parte para breve.