domingo, 15 de abril de 2012

Actualizar o Firmware do leitor/gravador de DVD

Yellow

Como de costume, sempre que consigo fazer algo com sucesso, por mais lame que possa parecer, partilho aqui, não só para saber como fazer outra vez caso venha a precisar, mas também para ajudar quem tenha o mesmo problema.

Ora bem.

Estava eu a mostrar ao meu pseudo-sobrinho um episódeo de Ruroni Kenshin, quando, de repente, o leitor não devolveu o conteudo do CD... Que diabos?... Então não lês? A partir do "Meu Computador" fiz ejectar e ele nada. Não reconhecia a drive...

Resolvi fazer um update aos drivers... Fui ao "Meu Computador", botão direito do rato, "Propriedades", "Hardware" e finalmente "Device Manager", cliquei lá nos "Drives" e aparecia-me lá Hitachi não sei das quantas com um número enorme à frente e tal... Eu sabia que era esse. Fiz um update àquilo e o problema persistia.

Bem, que fazer?... Fui então à página da LG (que é a marca da drive) procurar pessoalmente o que fazia falta. Pediam-me o modelo, eu não sabia porque não dá para ver cá de fora, porque estava toda metida dentro da torre e não me apetecia desaparafusar nada. Instalei o Everest, que é um  programa que, supostamente, te dá toda a informação do hardware. Mentira, dá nada. Só me dizia que era Hitachi ó caraças e eu "Obrigadinha..." Tive mesmo de desaparafusar aquela m**** e ver cá no topo o modelo. Fui outra vez ao site, inseri as cenas e aparece-me um .rar para os OS Win2000, WinXP e WinVista. "Bonito... Eu tenho o 7!" Tirei à mesma.

GRANDA PROBLEMA.
Para instalar aquilo, eles avisavam que era preciso que  drive estar ligada ao cabo IDE secundariamente (O_O) e estar como Master (O_O) WOW... Espera lá que eu não percebo nada disto... IDE? Master? WTF? Parece conversa de geekalhada... Bem, geek ou não e à falta de um homem nas redondezas, toca a ir à procura. E eis o que descobri:

Cá atrás da drive dos DVDs, está um cabo lá metido com muitos pinos, ao lado está outra coisa ligada com 4 pinos maiores e entre esses dois, está um compartimentozinho com 3 ou 4 pares de pinos com uma coisinha metida lá no meio, à qual nós chamamos Jumper. Nesta imagem, da esquerda para a direita, temos a tal carrada de pinos e depois o tal compartimento com 4 pares de pinos, neste caso não tem o jumper lá metido, a figura não mostra mas aqueles 2 pinos maiores não são 2, são 4, mas a figura está cortada.
Tipo isto:

 

A mesma figura mas com um jumper lá metido:

 


 Neste caso o compartimentozinho tinha 5 pares de pinos, irrelevante para o que estou a fazer neste momento. Que me perdoem os Engenheiros Informáticos ou os que percebem disto.
Pronto! Tudo isto para dizer que o jumper, a coisinha tem que estar em determinada posição para a drive dos DVDs ser considerada como Master. Mas em que posição aquilo deve ficar?




Salvo raras excepções, o jumper tem que estar como na figura. Se estiver ao meio, é considerada como Slave e mais à esquerda como Cable Select. (whatever) Para actualizares as cenas tens de a pôr como na figura: o mais à direita possível. Nestas figuras eles dizem onde é o master, slave e cable select mas a minha drive não tinha nada disso! E a vossa pode não ter.

Temos agora o cabo IDE, que deve estar ligado secundariamente. O meu já estava ligado e de certeza que o vosso também deve estar... Se não estiver ou se não souberem, leiam este pdf que deve ajudar.

http://www.icicom.up.pt/~ava/media/CEF/Manuaiscef/InstalarCDROMsecundario.pdf

Depois desliguem todos os programas, absolutamente todos, utorrents, antivirus, netes, etc, tudo o que esteja a correr, desliguem para não dar barraca. Executem o programa do firmware e voilá!

Já tenho tudo a funcionar.


Este é o cabo IDE